quinta-feira, 30 de julho de 2009

MOLEQUE MATEIRO É EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO RIO DE JANEIRO

Em meio ao caos e ao cosmo na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, o Projeto Moleque Mateiro é Educação Ambiental. O Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente do Rio de Janeiro – CJRJ – com trilhas interpretativas na Floresta da Tijuca realiza trilhas monitoradas para estudantes. A Floresta que um dia foi um cafezal hoje realiza educação ambiental e ensina criança e jovens de todas as regiões da cidade uma nova forma compreender os processos de evolução da humanidade e da relação humana com o meio ambiente.

Moleque Mateiro é um grupo de educação ambiental que busca por em pratica o seu lema de estar aprendendo com a natureza. A relação homem e natureza se faz necessária em nossas vidas. A natureza sempre nos ensina o que fazer e como fazer.

Orientados pelo professor de Geografia, Felipe Albino, os jovens são convidados em conhecer a Mata Atlântica. Um circuito de cinco horas é realizado dentro da Floresta da Tijuca. Segundo o Felipe, a Floresta é um espaço de aprendizagem e atividade. “Estamos em um local onde escravos e carros de boi passaram. Temos aqui pés de Jacas, Eucaliptos, entre outras formas de flora no país. Já teve atendimentos que os jovens avistaram bicho-preguiça,” diz Felipe Albino.

Entre uma trilha e outra a história da Floresta é relembrada tornando-se instrumento de educação para os visitantes. Dentre os pontos de atração que mais chamam atenção do público estão a Cachoeira das Almas e a vista da Pedra da Gávea. A diversidade encontrada no parque, como os chafarizes que jorravam águas aos trabalhadores, as casas e suas estruturas, as trilhas e seus caminhos, mostram para todos que a educação ambiental é de extrema importância para compreensão do mundo. A oportunidade de entrar na mata, ouvir a natureza e aprender com ela é única.

Foto: Turma do pré-vestibular em
atendimento pelo Moleque Mateiro
Floresta da Tijuca – Bairro Bela
Vista

Há quatro anos o Projeto Moleque Mateiro que tem por objetivo oportunizar crianças e jovens o contato direto com a natureza vem envolvendo e desenvolvendo a Educação Ambiental na cidade do Rio de Janeiro.


“Moleque Mateiro faz trilha pra chegar na cachoeira.
Moleque Mateiro aprende mais fácil que brincadeira.
Moleque Mateiro não suja e nem joga lixo no chão, e é contra a poluição.”
Música criada em um atendimento do grupo do Projeto a uma escola de educação infantil da cidade.

Viva o Rio de Janeiro e a Educação Ambiental do Brasil!!

Para mais informações acessem www.molequemateiro.com.br