segunda-feira, 28 de junho de 2010

Chegou a vez de BH

As atividades do projeto A Terceira Margem do Rio, por meio, do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Minas Gerais (CJMG) está a todo vapor. Nesta quarta-feira, dia 30, Belo Horizonte entra novamente no roteiro das oficinas de Educomunicação, Planejamento e Gestão e Democracia Participativa. As atividades serão realizadas na Escola Estadual Maestro Villa Lobos, na Rua Ouro Preto, 1144, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul da capital. Serão de 7h30 às 11h30 e as inscrições gratuitas para jovens de 15 a 29 anos podem ser feitas pelo e-mail coletivojovemmg@gmail.com

A idéia é que estas e outras atividades ajudem os jovens a entenderem o processo de discussão e elaboração de ideias em prol da preservação dos recursos naturais, como a água. O tema dos encontros está direcionado a despoluição e a preservação do Rio das Velhas, importante afluente do Rio São Francisco.

Em 2009

Cerca de 500 jovens de 10 municípios mineiros, que fazem parte da Bacia do Alto Rio das Velhas (Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Itabirito, Ouro Preto, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Sabará e Santa Luzia) foram qualificados no ano passado. Na ocasião, os jovens, entre outros assuntos, aprenderam a como lidar com os problemas ambientais de sua cidade, a propor soluções, e a participar das importantes decisões de políticas públicas.


Contatos:
Assessoria de Comunicação do CJMG
Maíra Lobato: (31) 8899 2196
Rafael Campos: (31) 8824 1977
e-mail: comunicacaocjmg@gmail.com
twitter: @coletivojovemmg
blog: www.coletivojovemmg.blogspot.com

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Formação desta quarta-feira será em Sabará

Devido à paralisação das escolas de Nova Lima, o projeto A Terceira Margem do Rio, em parceria com o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Minas Gerais, teve que alterar o local da formação. Nesta quarta-feira, as atividades irão acontecer em Sabará, na Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos, na praça Melo Viana,37, no Centro.

domingo, 20 de junho de 2010

Estudantes discutem o uso sustentável da água

Crédito: Assessoria de Comunicação/CJMG

Água. Esta preciosa fonte de vida corre risco de desaparecer. Especialistas do mundo inteiro não se cansam de alertar a sociedade e as autoridades mundiais, quanto à alarmante previsão. Por aqui, em Minas Gerais, jovens participantes do projeto A Terceira Margem do Rio estão fazendo a sua parte para mudar esta história.
Em sua segunda edição, o projeto em parceria com o poder público, executado pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Minas Gerais (CJMG), retomou as formações nos municípios que fazem parte da Bacia do Alto Rio das Velhas.
Depois de passar por Raposos (foto) – último dia 14 –, chegou a vez dos estudantes de Nova Lima, nesta quarta-feira, dia 23, participarem das oficinas de Educomunicação, Planejamento e Gestão e Democracia Participativa. A ideia é que estas e outras atividades ajudem os jovens a entenderem o processo de discussão e elaboração de idéias em prol da preservação dos recursos naturais, como a água. O tema dos encontros está direcionado a despoluição e a preservação do Rio das Velhas, importante afluente do Rio São Francisco.
Inscrições
Em Nova Lima, as oficinas serão realizadas, de 13h às 17h30, na Escola Estadual Augusto de Lima, na Rua Laura Magalhães Santeiro, s/nº, bairro Bom Jardim. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail coletivojovemmg@gmail.com
Em 2009
Cerca de 500 jovens de 10 municípios mineiros, que fazem parte da Bacia do Alto Rio das Velhas (Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Itabirito, Ouro Preto, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Sabará e Santa Luzia) foram qualificados no ano passado. Na ocasião, os adolescentes, entre outros assuntos, aprenderam a como lidar com os problemas ambientais de sua cidade, a propor soluções, e a participar das importantes decisões de políticas públicas.
O foco dos trabalhos tanto em 2009, como neste ano está direcionado a contribuição para o cumprimento da Meta 2010, projeto que prevê a revitalização do Rio das Velhas, curso d’água, que abastece Belo Horizonte.
“O jovem tem que acreditar no que ele é capaz, como formador de opinião e tomador de decisão”, afirma Luciana Priscila do Carmo, membro da comissão estratégica do projeto A 3ª Margem do Rio e do CJMG. A estudante Daniele Cristina, de 17 anos, moradora de Ouro Preto, começou ano passado a entender este recado. Ela está empolgada com o início das atividades e cheia de idéias para colocar em prática. “Depois que entrei para o coletivo jovem de meio ambiente aprendi muitas coisas e entendi que também posso fazer minha parte. Nós, jovens, temos que ter esta consciência”.
Entenda o que é o Coletivo Jovem de Meio Ambiente
O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Minas Gerais (CJMG) é um grupo autônomo, sem ligação com partidos políticos. Reúne jovens de organizações não-governamentais (Ongs), grupos ou movimentos interessados pelas causas ambientais. O objetivo do CJMG é discutir quais ações devem ser feitas e como executá-las. Três princípios direcionam os trabalhos do Coletivo Jovem, são eles: – Jovem educa jovem –Jovem escolhe jovem – Uma geração aprende com a outra. A linha de atuação do projeto passa pela educação socioambiental, educomunicação, participação política, políticas públicas, empreendedorismo, fortalecimento institucional, entre outros. A ideia também é estreitar o uso de ferramentas importantes de comunicação com os jovens, afim de que eles possam estar incluídos em discussões importantes da comunidade ou de sua cidade. O projeto A Terceira Margem do Rio teve início por meio de um grupo de jovens do CJMG com a proposta de formar novos CJs em Minas Gerais; e com isso fortalecer a participação juvenil nos municípios.
Preocupação Mundial

Este ano, no Dia Mundial da Água, comemorado em março, teve o seguinte tema: “Água limpa para um mundo saudável”. Segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), cerca de 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos morrem anualmente devido à falta de higiene e acesso à água potável.

**********************************************************************

Contatos:
Assessoria de Comunicação do CJMG
Maíra Lobato: (31) 8899 2196
Rafael Campos: (31) 8824 1977
e-mail: comunicacaocjmg@gmail.com
twitter: @coletivojovemmg

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Esmeraldas sedia VI Encontro Temático do Fórum Metropolitano da RMBH

Estão abertas as inscrições para o VI Encontro Temático do Fórum Metropolitano da RMBH. O evento será realizado no próximo dia 22 em Esmeraldas, na Grande BH. O encontro é enxergado pelos gestores públicos como oportunidade de tratar dos principais problemas que afligem os municípios da região. De acordo com os organizadores, o tema “Políticas de Compensação”, entre outros assuntos importantes estarão na pauta de discussão do encontro. Nas últimas edições, em 2009, foram tratados temas como a “Destinação Final de Resíduos na Região Metropolitana de Belo Horizonte” e o “Planejamento Integrado do Vetor Norte da Grande BH”, em Betim e Lagoa Santa, respectivamente. As inscrições podem ser feitas no site do Fórum Metropolitano da RMBH, onde também está a programação do evento.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A favor do Gandarela


Hoje, às 19h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Crea/MG, em Belo Horizonte, será realizada mais uma audiência pública sobre o polêmico empreendimento Mina Apolo, da Vale. O projeto prevê extração de minério de ferro na Serra do Gandarela, importante área ambiental da região metropolitana, formada por biomas como Mata Atlântica e Cerrado. De acordo com a empresa, os trabalhos afetariam quatro cidades Caeté (onde residiria a maior parte do projeto), Raposos (local de uma barragem de rejeitos), além de Rio Acima e Santa Bárbara.
Ambientalistas, ongs e grupos sociais mobilizados em prol da preservação da região defendem que a ação da mineradora prejudicaria o Rio das Velhas e até colocaria em risco o abastecimento de água de Belo Horizonte. Em contrapartida, a mineradora afirma que medidas compensatórias serão executadas para minimizar os efeitos da atividade. O Crea/MG fica na Avenida Álvares Cabral, 1600, no bairro Santo Agostinho. A concentração começa às 17h.