quarta-feira, 22 de abril de 2009

IIICNIJMA - Encontro COE's - Documento "É Possível"


Nós, educadores e educadoras acompanhantes da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, integrantes das Comissões Organizadoras Estaduais – COE´s de todo o Brasil, acreditamos que para fortalecer a Educação Ambiental em nossos estados, manter articuladas e motivadas todas as pessoas participantes do processo de Conferência e construir escolas sustentáveis, É POSSÍVEL:


 - Socializar e difundir os resultados da III CNIJMA e seus produtos, em especial os compromissos assumidos na Carta das Responsabilidades para Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais;


 - Realizar encontro de pós-conferência com os delegados estaduais, incluindo os que não foram eleitos para a etapa nacional;

 

 - Promover encontro com gestores da Educação e do Meio Ambiente para socializar os resultados da III Conferência;

 

 - Promover reuniões e debates com autoridades locais para discutir políticas de Educação Ambiental, envolvendo diversos atores sociais;


 - Realizar formação continuada com professores, técnicos das Regionais de ensino, gestores da educação e educadores ambientais, tendo a Escola Sustentável e a diversidade étnico-ambiental como eixos;

- Criar, em regime de colaboração com os entes federados, um sistema nacional de monitoramento de COM-VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola; 

 - Fortalecer a participação dos estudantes e toda a comunidade escolar em ações transformadoras de Educação Ambiental, promovidas por COM-VIDAS e outros coletivos, com apoio das COE´s;


 - Fortalecer os Coletivos Jovens com ações de fomento para implementação de projetos e realização de seminários, encontros etc.;


 - Fortalecer as redes de comunicação envolvidas na III Conferência Nacional, como a participação na EDUCAREDE e outras mídias e tecnologias disponíveis, enraizando os laços eco-socio-emocionais; 

- Acompanhar localmente as responsabilidades e ações assumidas pelas escolas nas conferências de meio ambiente, estimulando a implementação dos planos de ação; 

- Estimular a institucionalização das COE´s nos estados; 

- Criar e/ou fortalecer as CIEAs – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental nos estados;

- Envolver as CIEAs e outros colegiados na instância e processos da Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente;

- Construir e/ou fortalecer Políticas e Programas Estaduais de Educação Ambiental;

- Contribuir para inserção de temas ambientais, de forma transversal, no currículo escolar e nos projetos político-pedagógicos;

- Firmar parcerias com universidades e outras instituições para formação, implementação e divulgação de ações em Educação Ambiental

- Fomentar uma política sustentável no âmbito local e/ou regional, incentivando a pedagogia dos Rs: reflexão, recusa, redução, reutilização, reciclagem, etc.;

- Lutar pela garantia e destinação de recursos para EA no orçamento público, em especial nas secretarias de educação e de meio ambiente, e acompanhar a execução do PAR – Plano de Ações Articuladas das secretarias de educação; 

- Fortalecer a participação das comunidades tradicionais como interlocutoras permanentes nos processos de construção de Políticas Estaduais de Educação Ambiental e de Conferência.

 Luziânia- GO, abril de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário